Linha de Pesquisa

Macroeconomia e Conjuntura Internacional


Análise do comportamento da conjuntura econômica e internacional, com discussão crítica sore a consistência da orientação e resultados das políticas econômicas.

Análise Crítica e comparativa sobre produto, emprego, competividade e produtividade, comércio internacional, cadeias produtivas e vocações econômicas locais.

Precificação de activo financeiros, commodities e inflação. Previsão e tendências de crescimento e correlação de variáveis econômicas e políticas públicas.



Finanças Públicas e Economia Monetária


Estudo sobre reforma tributária, previdência social, despesas públicas, federalismo fiscal e a transferência de recursos orçamentários, déficit público (origem e financiamento), dívida pública (composição e financiamento), previsão orçamentária, avaliação de projectos para concessão de serviços públicos.

Estudos sobre o Banco Nacional de Angola e seu relacionamento com o setor bancário e financeiro, estrutura de taxas de juros, dívida mobiliária do governo, agregados monetários, reformulação do sistema financeiro e sua adequação para o financiamento da economia.



Infra-estrutura Econômica, Social, Regional e Urbana


Estudos sobre disparidades regionais, processo de urbanização, desenvolvimento regional, distribuição espacial da pobreza, estrutura de incentivos regionais, modelos econométricos de insumo-produto, modelos de equilíbrio geral computável, projeções regionais, impactos espaciais de políticas econômicas, Curva de Lorenz.



Mercado de Trabalho e Recursos Humanos


Educação e formação de recursos humanos, dinâmica populacional (crescimento vegetativo e migrações), estrutura ocupacional, escalas salariais, condições de trabalho, relações trabalhistas, organização sindical, encargo sociais, quantificação e origens da pobreza, nutrição, habitação, transportes, uso de tarifas sociais para serviçoes de utilidade pública, ajuda previdenciária, seguro-desemprego, avaliação de políticas e programas sociais.